O Ministério da Administração Interna (MAI), através da Polícia de Segurança Pública (PSP), irá desenvolver esforços para "garantir a segurança do jogo [final da Liga dos Campeões 2020/21] e de todos os que vivem e visitem o Porto", adiantou, esta sexta-feira, Paula Penedo, a porta-voz da força de segurança, em conferência de imprensa.
Na comunicação, direcionada sobretudo para os "adeptos ingleses", a PSP revelou que vão ser criadas 'fan meeting points', na Alfândega para os adeptos do Manchester City e nos Aliados para os do Chelsea, não sendo permitida "a mistura de adeptos".
Estas 'fan meeting points' serão, aliás, vedadas e de "acesso controlado e restrito aos adeptos dos clubes", que deverão apresentar um título válido para assistir ao jogo no estádio e um teste PCR negativo.
Entre as 8h e as 18h deste sábado, explicou Paula Penedo, as espaços "serão abertos para adeptos com título válido para o jogo e com comprovativo de teste PCR Covid negativo". Seguidamente, a PSP irá acompanhá-los até ao Estádio do Dragão, em autocarros dedicados, em caixa de segurança.
Pelas 18h30, "após a saída dos adeptos que vão assistir ao jogo no estádio, as 'fan meeting points' serão abertas a outros adeptos ingleses que não sejam portadores de bilhete para o jogo, desde que apresentem um comprovativo de teste PCR Covid negativo, podendo aí assistir ao jogo em tempo real, em ecrãs gigantes montados nessas estruturas", acrescentou ainda.
Na zona da Alfândega, mais precisamente na Rua Nova da Alfândega, estão previstos alguns condicionamentos rodoviários, a partir das 15h30 e "pelo tempo necessário ao embarque dos adeptos". Prevê-se ainda que possa ser necessário condicionar o trânsito na Avenida dos Aliados, também a partir das 15h30.
A PSP deixou, por fim, um apelo "a todos os comerciantes, residentes e visitantes da cidade do Porto, especialmente aos adeptos ingleses", para que "contribuam para um ambiente festivo, ordeiro e que cumpram as regras em vigor em Portugal".
O objetivo, vincou a responsável, "é impedir a propagação da pandemia de Covid-19,", nomeadamente usando máscara, mantendo o distanciamento social e não consumindo álcool na via pública.
A final da edição 2020/21 da Liga dos Campeões, entre os ingleses de Manchester City e Chelsea, começa às 20h00, no Estádio do Dragão, no Porto, com um terço da lotação e arbitragem do espanhol Mateu Lahoz.
Leia Também: Loucura na ribeira do Porto: Adeptos em êxtase, mas a maioria sem máscara