Com o Euro'2020 aí à porta e com as mulheres a serem cada vez mais adeptas atentas a esta modalidade, a Casa de Castro Daire em Lisboa decidiu que este ano seriam elas a comentar a bola.
'À Bola com Elas' é assim uma iniciativa que pretende dar voz às mulheres da localidade, que provam ser também especialistas daquilo que se passa dentro das quatro linhas.
A iniciativa será dividida em cinco sessões, todas elas destinadas a comentar a competição de futebol europeia.
O pontapé de saída é dado hoje, pelas 21h30, e tem como protagonistas Cláudia Lopes, Jacqueline Fernandes e Sílvia Valente, três mulheres castrenses.
Cláudia, de 45 anos, é empresária na área da restauração. O gosto pelo futebol foi-lhe passado pela mãe, uma sportinguista com uma paixão pelo futebol que era, na sua época, estranha para uma mulher. Cláudia seguiu-lhe os passos, mas não o gosto: é, desde 1987, adepta do FC Porto.
Jacqueline, de 35 anos, é gestora de um hotel. Foi jogadora de futsal, numa altura em que na sua terra natal ainda não havia futebol feminino. A paixão pela bola, e pelo SL Benfica, foi-lhe transmitida pelo pai, que ainda hoje, com 70 anos, é um exemplo para si.
Por fim, Sílvia Valente. A jovem de 25 anos seguiu os passos do pai, que a levaram até à baliza da equipa do Crasto, em Castro Daire. A sportinguista ferrenha é atleta federada há 12.
As três comentadoras abordam hoje o tema dos Desafios do Euro, seguindo-se, no dia 10, o tema 'A nossa seleção'. Já nos dias 16, 20, 24 comentam os jogos de Portugal com a Hungria, Alemanha e França, respetivamente.
A Casa de Castro Daire em Lisboa, está sediada em Marvila, há 30 anos, e nasceu na sequência dos fluxos migratórios de Castro Daire para Lisboa, à procura de melhores condições de vida, nos anos 40 e 50, em especial para Marvila, onde quase metade da população é castrense.
Leia Também: David Carreira dá voz a tema oficial de Portugal para o Euro 2020