O INEM deu, esta terça-feira no seu site oficial, um conjunto de conselhos para seguir em caso de intoxicação por contacto com os olhos ou com a pele.
De acordo com a nota, o contacto com produtos químicos pode resultar em queimaduras graves, que precisam de cuidados urgentes.
A gravidade da queimadura depende da substância envolvida e de quanto tempo esta esteve em contacto com o corpo.
Se alguma destas substâncias entrar em contacto com os olhos é necessário ter atenção a vários sinais e sintomas, visto que, determinados produtos podem provocar lesões graves ou até cegueira.
Se tiver dor ou vermelhidão, lacrimejo ou irritação, incapacidade de abrir os olhos, pálpebras inchadas, perda de visão ou vista turva deve avaliar a situação em segurança, com luvas. Lave com água corrente durante 15 minutos, mantendo as pálpebras afastadas.
De seguida, tape o olho atingido, podendo mesmo tapar os dois de forma a evitar movimentos, e ligue para o Centro de Informação Antivenenos (800 250 250).
Se o contacto for com a pele, a localização das lesões normalmente surge na parte do corpo exposta ao químico. No entanto, pode ser absorvido pelo organismo e apresentar alterações noutras regiões do corpo.
Se ficar vermelho, com formação de bolhas, der comichão, inchar ou estiver com sinais de queimadura, o melhor é, segundo o INEM, avaliar a situação com segurança e, de forma protegida, colocar a vítima em segurança (local seguro e bem ventilado) e ajudar a vítima a retirar as roupas contaminadas.
Posteriormente, deve lavar a área afetada com água corrente, durante 15 minutos, sempre com atenção para que o produto não escorra para outras partes do corpo.
Por fim, deve ligar para o Centro de Informação Antivenenos.
Leia Também: Técnicos de emergência pré-hospitalar em greve parcial no dia 16