Portugal envia, esta sexta-feira, um primeiro lote de 12 mil vacinas contra a Covid-19 para São Tomé e Príncipe, revelou, em comunicado, o gabinete do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. As vacinas "serão acompanhadas do material necessário para viabilizar a sua administração, incluindo, nomeadamente, seringas e agulhas."
O apoio chegará ao país ainda na madrugada deste sábado, dia 10, e será entregue às entidades sanitárias competentes.
Esta ajuda, é recordado, "insere-se no cumprimento do compromisso político assumido pelo Governo português de disponibilizar pelo menos 5% dos seus lotes de vacinas para os PALOP e Timor Leste".
Este é o terceiro lote que Portugal envia, após um para Cabo Verde, em maio, e outro para Moçambique, recentemente. Ainda durante este mês, é adiantado, "seguirão novos lotes de vacinas para Angola, Guiné Bissau e Timor Leste".
Portugal envia 12 mil vacinas para Timor-Leste no dia 19
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje que Portugal vai enviar 12 mil vacinas para Timor-Leste no dia 19 deste mês, no âmbito da doação já prevista aos países de língua portuguesa.
"Dia 19 de julho seguirá um voo para Timor-Leste, com o primeiro lote de 12 mil vacinas no quadro da doação de vacinas adquiridas pelo Estado português para os países de língua oficial portuguesa em África e na Ásia, sendo apenas o primeiro lote dessa operação que continuará ao longo deste semestre", disse Augusto Santos Silva.
O chefe da diplomacia portuguesa falava no final de uma reunião com a sua homóloga de Timor-Leste, esta sexta-feira em Lisboa.
Leia Também: AO MINUTO: UE preparada para eventual 3.ª dose. Rt mais elevado no Norte