Morreu Constança Braddell, a jovem de 24 anos que sofria de fibrose quística. "É com grande tristeza que hoje, dia 11 de julho pouco depois das 14h, a nossa querida Constança nos deixou", pode ler-se na comunicação feita este domingo na página de Instagram da jovem.
A história de Constança Braddell tornou-se conhecida no mês de março, depois de a jovem ter partilhado no Instagram um pedido de ajuda desesperado e que deu origem a uma petição que já foi entregue na Assembleia da República.
Depois do caso se ter tornado mediático, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte decidiu submeter ao Infarmed cinco pedidos de Autorizações de Utilização Excecional (AUE) de um tratamento inovador para doentes com fibrose quística, o Kaftrio.
Ao decidir submeter os pedidos de utilização do medicamento inovador, Constança e os outros quatro doentes que sofrem de fibrose quística receberam uma nova dose de esperança. O tratamento em causa, o Kaftrio, não está disponível em Portugal e não pode ser administrado no nosso país sem autorização do Infarmed.
Recentemente, a família tinha informado que a jovem tinha sido internada numa unidade de cuidados intensivos, num "estado muito grave" depois de ter sofrido uma "sucessão de complicações do ponto de vista clínico".
Ver esta publicação no Instagram
Na nota partilhada, é sublinhado que Constança "viveu constantemente a sua vida com um admirável positivismo e entrega" e que "nunca tomou nada por garantido, apreciando cada momento da sua vida como se fosse o seu último".
"Obrigada a todos os que se juntaram recentemente para ajudá-la a celebrar a Vida - é graças a todos e cada um de vós que ela viveu os mais extraordinários últimos meses da sua vida feliz e esperançosa", pode ler-se.
A família agradece aos amigos "que enriqueceram em tanto a vida da Constança" e à "incrível equipa médica que tomou conta" da jovem ao longo da sua vida.
"A Constança mostrou ao mundo o significado de “Acreditar” e tornou-se numa inspiração para todos nós. Ela será e permanecerá sempre uma fonte de inspiração. Aquela com o sorriso mais contagioso, que radiava energia e uma força de espírito inigualável. Constança Braddell tu és, e serás para sempre, a nossa maior guerreira. Nós amamos-te", lê-se ainda.
Leia Também: Constança Braddell está nos cuidados intensivos em "estado muito grave"