O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, informou, ontem, que houve "uma redução significativa" da administração de vacinas contra a Covid-19 no concelho cascalense, maioritariamente, devido a "faltas ao agendamento" da vacinação.
"Assim não, porque para além de colocarem em causa toda a logística não permitem acelerar a vacinação que é como todos sabem a principal arma contra a pandemia", destacou o autarca, numa mensagem divulgada, ontem, na sua página oficial de Facebook, na qual tem partilhado balanços diários sobre a evolução do processo de vacinação em Cascais.
Adiantando que no domingo foram dadas "2.915 doses de vacinas" quando já foram ultrapassadas as 4.000 inoculações diárias no concelho, Carlos Carreiras lembrou também que estas faltas representam "uma falta de respeito para com os profissionais e voluntários que têm estado a dar tudo".
"O esforço dos profissionais e voluntários, em que a maioria está a trabalhar 12 horas por dia nos sete dias da semana faz com que o Cascais seja o Concelho com maior eficácia no âmbito da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Por favor ajudem e não faltem", apelou ainda.
Cerca de 600 faltas à vacinação em Cascais
Esta manhã, em direto do centro de São Domingos de Rana, a enfermeira responsável pelas estruturas de vacinação do concelho, detalhou que, durante o dia de ontem, foram registadas cerca de 600 faltas e deixou também um apelo à população para que se vacine contra o novo vírus.
"Estamos a notar que com esta faixa etária dos 30/25 anos temos muito mais faltas. Ontem, foi um dia atípico tivemos cerca de 600 faltas, vamos ver como vai correr esta semana. Não sabemos se tem a ver com as férias, temos tido muitas pessoas a adiar e outras mesmo a recusar a vacina. Gostaria de apelar à vacinação (...) para que consigamos combater esta pandemia", afirmou a profissional de saúde, em declarações à SIC Notícias.
Ainda assim, a enfermeira revelou que, neste momento, 77% da população adulta em Cascais já conta com a primeira dose, sendo que na semana passada foram administradas 128 mil vacinas contra a Covid-19.
Leia Também: AO MINUTO: 70% com vacinação completa em agosto; Boris pede "cautela"