No boletim diário divulgado sobre a situação epidemiológica neste arquipélago lê-se que a Madeira soma 10.186 casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2 desde o início da pandemia.
Sobre os novos casos, as autoridades regionais de saúde indicam que 17 são de transmissão local e os outros seis são importados, sendo quatro do território continental, um da Hungria e outro dos Países Baixos.
No mesmo documento, a DRS menciona que a Madeira tem hoje "249 os casos ativos, dos quais 94 são importados e 155 de transmissão local".
Estas pessoas estão a cumprir isolamento, estando 75 infetados numa unidade hoteleira e a maioria em alojamento próprio.
Nas unidade polivalentes do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, estão internados cinco doentes. Os Cuidados Intensivos não têm qualquer ocupação.
O boletim indica que se encontram outras 87 situações a ser apreciadas pelas autoridades de saúde madeirenses relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou provenientes dos vários postos de testagem da Madeira.
Em vigilância ativa de contactos de casos positivos estão 554 pessoas, além de 39.780 viajantes através da aplicação 'MadeiraSafe'.
"Há hoje mais 23 casos recuperados a reportar", realça a DRS, destacando que a região contabiliza 9.863 doentes curados de covid-19.
A Madeira mantém os 74 óbitos relacionados com esta doença, tendo a última morte ocorrido no passado sábado: um homem de 80 anos com comorbilidades associadas.
As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Hoje, a DGS atribuiu à Região Autónoma da Madeira 29 novos casos, apontando que este arquipélago soma 10.532 infeções e 71 mortes devido à covid-19 desde março de 2020.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.179.675 mortos em todo o mundo, entre mais de 195,2 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.
Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.320 pessoas e foram registados 960.437 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.
Leia Também: São João da Madeira contraria tendência da AMP ao aumentar população