Afinal, os jovens com mais de 16 anos vão poder aceder à modalidade 'Casa aberta' para receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não apenas este fim de semana, mas por tempo ilimitado, anunciou hoje a Task Force. Acontece que este sábado e domingo, apenas jovens de 16 e 17 podem recorrer aos centros de vacinação sem marcação.
Na quinta-feira, a Task Force para a vacinação tinha anunciado que os jovens destas idades que não tenham realizado o autoagendamento para sábado e domingo, poderiam recorrer à modalidade 'Casa Aberta' nesses dias. Agora, esclarece que o podem fazer a partir de amanhã, mas não apenas durante este fim de semana.
Num esclarecimento, a Task Force explica que, durante o fim de semana de 14 e 15 de agosto, a modalidade 'Casa Aberta' será em exclusivo para os jovens de 16 e 17 anos. A partir de 16 de agosto "passará a estar disponível para todos os utentes com idade igual ou superior a 16 anos".
Numa nota enviada às redações, os responsáveis indicam ainda que cerca de 165 mil jovens dessas idades já têm vacinação agendada para os próximos dois dias.
"Embora já existam cerca de 165 mil jovens de 16 e 17 anos com agendamento confirmado para o fim de semana de 14 e 15 de agosto, foi decidido abrir a modalidade 'Casa Aberta' a partir de amanhã, dia 14 de agosto, para a vacinação de primeiras doses para utentes que não estejam agendados e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses, com idade igual ou superior a 16 anos", lê-se na nota.
Recorde-se que, para aceder a esta modalidade, os utentes têm de pedir uma senha digital no portal criado para o efeito, no próprio dia em que pretende ser vacinado, e num centro de vacinação localizado no seu concelho de residência.
Leia Também: AO MINUTO: Vacinação? 165 mil jovens agendados; Apoio até à 'libertação'