Pedro Passos Coelho falava aos jornalistas, em São Bento, após ter recebido o primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, numa declaração em que destacou as relações sociais entre os povos dos dois países, mas em contrapartida considerou reduzido o volume das transações comerciais.
O líder do executivo português fez um rasgado elogio sobre as atuais relações "de proximidade, amizade e de cooperação" entre Portugal e o Luxemburgo.
"Como é do conhecimento geral, o aprofundamento das boas relações ficou a dever-se em larga medida à inclusividade e hospitalidade com o Luxemburgo correspondeu à integração de muitos cidadãos portugueses. Expresso uma palavra de reconhecimento e de solidariedade em relação a todos esses portugueses que, através de um trabalho árduo, representam também Portugal na sociedade que ajudam a construir e quero agradecer ao meu colega luxemburguês a forma extraordinária de acolhimento dos nossos compatriotas", disse.
Pedro Passos Coelho considerou que o nível de relação existente entre Portugal e Luxemburgo pode mesmo constituir um exemplo para o futuro do espaço europeu em termos de circulação de pessoas e de bens.
"O exemplo que temos construído no Luxemburgo é um bom exemplo que pode iluminar uma parte do caminho que ainda temos de fazer dentro da União Europeia para que exista uma liberdade plena", sustentou.
Já no plano comercial, o primeiro-ministro classificou o atual nível de relações como "modesto".
"Chegámos à conclusão rápida que os fluxos comerciais são tão modestos que não é possível senão melhorá-los nos tempos mais próximos", uma ideia depois também partilhada pelo seu homólogo luxemburguês, que destacou a importância do setor do turismo em Portugal.
Xavier Bettel também destacou a importância da comunidade portuguesa no Luxemburgo e referiu que nesta deslocação oficial a Portugal está acompanhado pelo seu ministro da Justiça que é de origem portuguesa.
"Portugal e Luxemburgo estão muito ligados", frisou Xavier Bettel, antes de se manifestar confiante que as relações comerciais entre os dois países vão aumentar nos próximos anos.