Até ao dia 1 deste mês, 79.045 pessoas já tinham sido vacinadas contra a gripe em Portugal, refere a autoridade de saúde num balanço divulgado este sábado, dia 2.
O processo de vacinação contra a gripe, que arrancou no passado dia 27 de setembro, começou com os utentes e profissionais dos Estabelecimentos Residenciais para Idosos (ERPI) e unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e instituições similares, e com os profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A vacinação destes grupos, bem como das grávidas, sublinha a DGS no comunicado, deverá decorrer durante as próximas semanas. De acordo com a autoridade de saúde, até ao momento foram distribuídas mais de 320 mil doses da vacina da gripe em todo o território nacional.
De recordar que a vacinação contra a gripe irá estender-se, gradualmente, a outros grupos, incluindo os utentes com idade igual ou superior a 65 anos e as pessoas com doenças elegíveis para vacinação no âmbito do SNS, a partir da segunda fase. A campanha irá ocorrer, paralelamente, com o processo de vacinação contra a Covid-19, que ainda está em curso, nos centros de vacinação criados para o efeito, lembra ainda a DGS.
De sublinhar que este ano é particularmente importante a vacinação contra a gripe, uma vez que, como estimam os especialistas, a população estará agora mais suscetível a esta infeção depois de um ano praticamente sem atividade gripal.
Leia Também: Madeira vai administrar 68 mil vacinas contra a gripe na época 2021-2022