A PSP anunciou, esta segunda-feira, que está a desenvolver uma parceria com a Porto Editora para disponibilizar dicionários de língua gestual portuguesa, a propósito do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, que se assinala esta segunda-feira, dia 15 de novembro.
"Sabendo que aproximadamente 30 mil cidadãos comunicam quotidianamente por intermédio desta língua, a PSP desde 2016 já ministrou formação a 100 polícias, contribuindo de forma muito significativa para melhorar a abrangência e efetividade de comunicação da Polícia com todos os cidadãos", lê-se numa publicação feita por esta força de segurança no Facebook.
A PSP adianta que, no seguimento desse trabalho, fez agora uma parceria com a Porto Editora, "na qualidade de responsável pela plataforma digital de dicionários Infopédia que disponibiliza ao público dicionários de língua gestual portuguesa".
O objetivo é "aumentar o conhecimento da generalidade da população sobre a existência da língua gestual portuguesa, enquanto língua oficial de Portugal, do seu domínio por parte de vários Polícias e da atenção que a globalidade do público nos merece".
A força de segurança recorda ainda que os cidadãos que contactem o 112 e pretendam comunicar em língua gestual devem utilizar a App MAI112, para que possam escolher comunicar com um operador formado em língua gestual portuguesa.
Leia Também: PSP detém 43 pessoas em Lisboa em apenas 24 horas