De acordo com uma nota, Eurico Brilhante Dias estará na Roménia até quarta-feira visando uma "resposta concertada à crise dos refugiados provenientes da Ucrânia, sobretudo no âmbito da logística e apoio humanitário" e terá encontros "com entidades oficiais romenas, empresários nacionais, associações e sociedade civil que estão a prestar apoio à vinda de refugiados ucranianos requerentes de proteção temporária em Portugal".
Até sexta-feira, Portugal concedeu 6.178 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, de acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.
Leia Também: Governo anuncia plataforma de registo e proteção para crianças ucranianas