De acordo com informação disponível no 'site' da ANA -- Aeroportos de Portugal, hoje foram cancelados 42 voos -- chegadas e partidas --, mas ao longo do dia aterraram nove aviões e descolaram já seis para vários destinos na Europa.
As condições meteorológicas adversas, nomeadamente o vento forte na zona do Aeroporto Cristiano Ronaldo, em Santa Cruz, afetaram milhares de passageiros desde domingo.
Entretanto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) levantou os avisos de mau tempo em terra na ilha da Madeira e no Porto Santo, mas mantém os alertas para agitação marítima em todo o arquipélago -- laranja na costa norte e Porto Santo e amarelo na costa sul.
No domingo à noite, a região foi atingida pela depressão Célia, com vento forte do quadrante norte, transportando uma massa de ar frio e instável que originou aguaceiros, por vezes fortes, queda de neve e de granizo, acompanhados de trovoadas.
O período mais crítico do temporal verificou-se durante madrugada e manhã de segunda-feira, com uma descida "significativa" da temperatura, chuva e vento forte, situação que originou diversas ocorrências em toda ilha da Madeira, como queda de árvores, pequenas derrocadas, sarjetas obstruídas e vários acidentes de viação, mas não foram sinalizadas situações graves.
As zonas montanhosas da Madeira encontram-se agora cobertas de neve e vários troços de estradas regionais e municipais estão encerrados ou condicionados ao trânsito por questões de segurança.
Leia Também: Mais de 40 voos cancelados hoje devido ao mau tempo na Madeira