As poeiras vindas do norte de África voltam a atingir Portugal a partir desta quinta-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O fenómeno será mais notório entre o final do dia de hoje e o próximo sábado, sendo ainda assim bastante menos acentuado do que o da semana passada.
"A concentração de poeiras prevista é muito inferior à ocorrida na semana passada, podendo ser caracterizada como um episódio normal, com intensidade semelhante aos que ocorrem com alguma frequência sobre os céus da Península Ibérica", indica o IPMA.
#Poeiras: Está previsto um episódio de poeiras sobre Portugal Continental, mais notório entre final de 24 e início de 26/03. A concentração será muito inferior à ocorrida na semana passada e caracteriza-se como um episódio normalhttps://t.co/ryMs1IwqUv pic.twitter.com/uT3qkEsrPm
— IPMA (@ipma_pt) March 24, 2022
Ainda de acordo com o IPMA, "os aguaceiros previstos para os próximos dias irão ajudar a reduzir a concentração de poeiras junto à superfície", pelo que o episódio nem será visível em algumas zonas do país.
Na origem do fenómeno está a "circulação em altitude, em que temos um fluxo do norte de África originado por uma depressão localizada a sudoeste do território do continente".
Como mostra também uma publicação do Copernicus, o Programa de Observação da Terra da União Europeia, essa depressão irá deslocar-se progressivamente para leste.
Yet another #SaharanDust storm should be reaching the Mediterranean basin in the next few days
— Copernicus EU (@CopernicusEU) March 24, 2022
According to the forecast of @CopernicusECMWF, the dust cloud will reach Italy 🇮🇹 on 26 March
⬇️#CAMS Aerosol forecast (visualised in @Windycom) for the 24 - 27 March time period pic.twitter.com/KE86LNSZSn
É a segunda vez este mês que o continente é atingido pelas poeiras do Sahara.
Leia Também: Poeiras vindas de África. Assim esteve Lisboa esta quarta-feira