O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, celebrou o Dia Mundial da Língua Portuguesa, comemorado esta quinta-feira, através de uma mensagem partilhada na rede social Twitter, onde aponta que a "existência deste dia traduz bem o reconhecimento internacional" do "grande valor e potencial" desta língua.
Na mensagem, Cravinho disse que esta língua se assume como "um dos maiores ativos estratégicos dos países que a partilham", havendo "diversas" razões que explicam esse facto.
"É uma língua que serve de ponte entre países, povos e culturas. É uma língua falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, prevendo-se que, em 2050, sejam quase 400 milhões e, em 2010, serão mais de 500 milhões, segundo estimativas das Nações Unidas. É a língua oficial dos nove países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e ainda da Região Administrativa Especial de Macau", salientou o ministro.
Gomes Cravinho considerou, assim, que este se trata de um "grupo de países cuja força se pode medir pelo tremendo valor agregado das suas dimensões económicas, geopolíticas e culturais". Isto numa altura em que a Língua Portuguesa "é já língua oficial ou de trabalho em 32 organizações internacionais".
Na mensagem publicada no Twiter, o responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros destacou que o "potencial" desta língua tem sido "alavancado de várias formas", fazendo da "Língua Portuguesa uma língua mundial".
A este propósito, Gomes Cravinho destaca a preservação da "ligação entre países da CPLP", a promoção da "melhoria dos indicadores sobre o ensino de português no estrangeiro, ambicionando o aumento de alunos" e a procura para que a "aprendizagem do português se insira no ensino curricular, no ensino básico e secundário, dos vários países onde é lecionado".
A "constituição de cátedras e de eleitorados no ensino superior", o "trabalho da rede de centros de línguas e culturais do Instituto Camões" e a "divulgação da literatura de Língua Portuguesa e dos seus autores" foram outras das formas destacadas pelo ministro para tal alavancagem do "potencial" da Língua Portuguesa.
Em Portugal, a terceira edição do Dia Mundial da Língua Portuguesa (DMLP), que se celebra anualmente em 5 de maio por decisão, tomada em novembro de 2019, da 40.ª assembleia-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), é comemorado no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa.
Estão previstas para hoje 139 atividades em 52 países, destacando-se as celebrações que ocorrem nas diversas organizações, associações ou instituições da CPLP.
Leia Também: Santos Silva destaca "português como uma das línguas mais faladas"