Vai registar-se um agravamento da meteorologia nos Açores
Veja os conselhos das autoridades para a ocasião.
© iStock
A Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional, através de uma nota publicada no site desta última entidade, informam que a atual "previsão do vento e do estado do mar" indicam para a possibilidade de um "agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago dos Açores" para os próximos dias.
O alerta em causa vigora entre as 6 horas de sábado e as 18h de segunda-feira.
De acordo com estas entidades, a agitação marítima será "caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste", com uma "altura significativa" que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 12,5 metros.
São ainda esperados, no Arquipélago dos Açores, ventos com uma intensidade média de até 85km/h e rajadas até 150km/h, "provenientes do quadrante Oeste", revela a mesma nota.
Perante este agravamento das condições meteorológicas, a Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional aconselham a comunidade marítima "a reforçar a amarração" e a "manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas".
Para a comunidade em geral, é desaconselhada a prática da atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas. Isto porque, "nestas condições, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras", informam as entidades.
As autoridades recomendam ainda que se evitem passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, "de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda".
Leia Também: Açores completam domingo 100 escalas de navios de cruzeiros este ano
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com