Fogos em Chaves e Murça mais "significativos" e Leiria dominado

Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil indica que um dos incêndios mais preocupantes já se encontrava em resolução.

Notícia

© Getty Images

Marta Ferreira
19/07/2022 22:09 ‧ 19/07/2022 por Marta Ferreira

País

Proteção Civil

O comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, indicou esta terça-feira no briefing diário dos incêndios que há, neste momento, dois incêndios ativos que carecem de maior preocupação. 

De acordo com a avaliação da Proteção Civil, o dia 13 de julho mantém o dia com maior número de ignições, com 193 registadas. 

Quanto ao dia de hoje, registaram-se 67 ignições, estando  às 22h00 de hoje cinco incêndios ativos, sendo os mais graves no distrito de Vila Real, nos concelhos de Chaves e Murça, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Três destas são consideradas significativas.

Destas três, uma já se encontra solucionada, uma vez que o incêndio de Leiria foi dado como dominado pelas 19h27. 

Os incêndios de Bustelo (Chaves) e de Murça (Vila Real) são os que preocupam mais os bombeiros e que mobilizam mais meios de combate, sendo o último destacado por André Fernandes.

"Carece, de facto, de um maior acompanhamento, não só pela sua dimensão, mas sobretudo pela área afetada, orografia, as condições verificadas no terreno e a intensidade do próprio incêndio. Estão no terreno 802 operacionais, 270 veículos e sete meios aéreos, no final do dia", apontou.

No entanto, André Fernandes confirmou que a frente que lavra neste incêndio de Murça está 80%, ressalvando, contudo, que "ainda há um trabalho longo e duro pela frente".

"O incêndio encontra-se já numa fase de inversão e de estabilização. Os 80% é o número que, de facto, existe, contudo chamo a atenção para os outros 20% e chamo a atenção do trabalho longo, árduo que os operacionais vão ter de ter no terreno", apontou.

Nestes cinco principais incêndios estiveram envolvidos 1.105 bombeiros, 270 veículos e estiveram durante o dia em combate sete meios aéreos. 

O balanço foi feito hoje à noite, pelas 22h00, pelo comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, na sede da ANEPC, em Carnaxide, no concelho de Oeiras.

[Notícia atualizada às 22h48]

Leia Também: Três aldeias evacuadas em Murça, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas