De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os restantes distritos do continente estão sob aviso amarelo, à exceção do de Faro, o único que está hoje a verde.
Ainda segundo a mesma fonte, todo o continente estará hoje com índice ultravioleta muito elevado, pelo que aconselha cuidados como evitar uso de óculos de sol, chapéu e t-shirt, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição de crianças ao sol.
O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado que requer atenção para as orientações da Proteção Civil, e o amarelo, o menos grave, é emitido sempre que existe um risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA já tinha alertado para uma subida acentuada de temperatura neste fim de semana, com valores que podem chegar aos 42º Celsius em regiões do interior no Norte, Centro e Alentejo.
Devido ao tempo quente, mais de 100 concelhos localizados sobretudo no interior Norte e Centro, mas também no Alentejo e no Algarve apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o Instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se em risco máximo de incêndio no interior Norte e Centro do continente pelo menos até quarta-feira.
Também a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou um aviso à população para o perigo de incêndios até segunda-feira, devido às temperaturas altas previstas e graus de humidade baixos, apelando para comportamentos preventivos.
Para hoje, o IPMA prevê no continente tempo quente com céu nublado ou limpo com subida da temperatura em especial no Norte e no Centro e enfraquecimento do vento no litoral
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (em Coimbra) e os 23 (em Faro) e as máximas entre os 30 (em Aveiro) e os 40 (em Évora e em castelo Branco).
Leia Também: Calor volta a apertar e risco de incêndio aumenta. Recorde as regras