O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou, na segunda-feira, o 24.º Acampamento Nacional do Corpo Nacional de Escutas (ACANAC), que decorre em Monte Trigo, no concelho de Idanha-a-Nova.
Numa nota, publicada no seu site, a Presidência da República revelou que, “após uma visita guiada pelo acampamento”, o chefe de Estado “jantou com o agrupamento de Cedofeita do Porto e participou na cerimónia oficial de abertura”.
“No final da cerimónia, o Presidente da República condecorou o Corpo Nacional de Escutas [CNE] com o título de Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública”, acrescentou.
Durante uma declaração aos jornalistas, na segunda-feira, Marcelo salientou que o escutismo "sobreviveu à ditadura, afirmou-se depois da revolução [25 de abril] e cresceu em democracia".
"É uma escola de valores. E, o CNE é uma escola de valores, de liberdade, de democracia, de patriotismo, de universalismo e de espírito cristão, aqui especificamente", frisou.
O ACANAC decorre apenas de cinco em cinco anos e é organizado pelo CNE, em parceria da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. O evento reúne escuteiros de todas as regiões de Portugal e de vários países para, durante uma semana, partilharem experiências, aprendizagens e atividades na comunidade. Este ano, participam cerca de 18 mil escuteiros.
Leia Também: Acampamento nacional reúne mais de 18 mil escuteiros em Idanha-a-Nova