O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revelou, esta quinta-feira, que uma análise climatológica aos primeiros 15 dias de setembro mostra que se trata do quarto setembro mais chuvoso dos últimos 22 anos e que a seca diminuiu significativamente em Portugal.
"O total de precipitação nestes 14 dias, 52 mm, corresponde a 123 % em relação ao valor médio 1971-2000. Este valor até à data corresponde ao 4º setembro mais chuvoso desde 2000 (valores mais altos em 2014, 2002, 2006, 2021)", lê-se na nota do IPMA.
As quantidades de precipitação ocorridas verificaram-se, principalmente, nos dias 12 a 14 de setembro, com os valores mais significativos a ocorreram no interior Centro, em particular no distrito da Guarda. Neste distrito a precipitação ocorrida nestes dois dias "é superior ao valor normal para o mês e cerca do triplo da precipitação normal do mês", explica ainda o instituto.
No que refere à situação de seca, segundo o IPMA, foi registada "uma diminuição significativa da situação de seca meteorológica em todo o território". Apesar disso, "as classes de seca moderada e severa" continuam a predominar.
Já a "classe de seca extrema teve uma diminuição muito acentuada". Apenas a região de Bragança ainda se mantém nessa classe.
Leia Também: Agricultores de Évora dizem que chuva ajuda, mas querem medidas