Um homem de 64 anos foi detido em flagrante, na quarta-feira, por caça com meios proibidos, no concelho de São Pedro do Sul, anunciou, este sábado, a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Segundo revelou a autoridade, num comunicado enviado às redações, a detenção ocorreu durante uma “ação de fiscalização ao exercício do ato venatório”, em que os militares “detiveram em flagrante o suspeito por caça ao javali através de meio e método não permitido, com recurso ao vulgarmente conhecido por ‘laço’”.
No seguimento da ação policial foram apreendidos cinco cabos de aço. O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de São Pedro do Sul.
Na nota, a GNR lembrou que “o laço é um meio proibido para o ato venatório, tipificando um crime punível com a pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias”.
“Nos termos da Lei da Caça, trata-se de um meio não seletivo de caça, causando risco indiscriminado para outros animais selvagens e domésticos e mesmo para os seres humanos”, alertou.
Leia Também: Detidas 490 pessoas "em flagrante" na última semana pela GNR