Não foram registados novos casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox em Portugal na última semana, segundo avançou, na quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, desde maio, foram contabilizados 944 casos.
“Desde 3 de maio até 26 de outubro de 2022, foram identificados 944 casos confirmados laboratorialmente. Desde 21 de outubro não foram reportados novos casos confirmados em Portugal”, destacou a DGS numa nota publicada no seu site.
Dos 873 casos já reportados no SINAVEmed (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), “a maior parte pertence ao grupo etário entre os 30 e 39 anos” e são do sexo masculino (99%). Há ainda registo de oito casos (1%) no sexo feminino.
Até ao passado domingo, foram vacinadas 918 pessoas, 325 das quais “em contexto de vacinação preventiva”, sendo que, em Portugal, “pretende-se reforçar a vacinação visando a redução das cadeias de transmissão e o controlo do surto”.
A DGS informou ainda que, devido à “diminuição do número de casos reportados”, passará a publicar os dados referentes ao Monkeypox com uma periocidade quinzenal em vez de semanal.
Leia Também: Monkeypox pode ter "resultados devastadores" em imunodeprimidos