A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre indicou à agência Lusa que as quatro pessoas desalojadas, uma mulher e três filhos, dois dos quais menores, residem na Rua 1.º de Maio, em Ponte de Sor, tendo o alerta para esta ocorrência sido dado à 09:50.
As quatro pessoas foram realojadas temporariamente em casa de familiares, visto que a sua casa "só dentro de três a cinco dias fica em condições de ser habitada", acrescentou.
"A maioria das 30 inundações", adiantou a mesma fonte, ocorreu entre as 09:45 e as 14:30, em vários concelhos do distrito, tendo o de Ponte de Sor sido o mais afetado.
No distrito de Portalegre foram ainda registadas, entre outras ocorrências, uma queda de cabos de telecomunicações, duas limpezas de via e uma queda de árvore.
Há precisamente uma semana, Portalegre foi um dos distritos mais afetados pelo mau tempo que atingiu Portugal e que provocou inundações, desalojados, cortes de estradas, entre outros prejuízos pelo país.
Hoje, oito distritos de Portugal continental estiveram até às 09:00 sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, devido à chuva forte e persistente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Estes oito distritos, de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal e Viseu, passaram depois a amarelo até às 16:00.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 07:15 de hoje 40 ocorrências em Portugal continental devido ao mau tempo, sobretudo quedas de árvores e pequenas inundações.
Leia Também: Mau tempo: Campo Maior ainda apura prejuízos mas prevê 3 a 4 milhões