Marcelo Rebelo de Sousa tinha encontro marcado com o novo presidente do Brasil para o início da tarde desta segunda-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília. E cumpriu-se.
Lula da Silva retribuiu a hospitalidade com que o chefe de Estado português o recebeu em Lisboa, aquando da sua visita a Portugal, no Palácio de Belém, em Lisboa, em 18 de novembro, revelando uma foto dos dois abraçados e sorridentes.
"Encontrei-me hoje novamente com o meu amigo Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal. Fiquei feliz de poder retribuir a hospitalidade que ele teve comigo quando visitei Lisboa como presidente eleito em novembro", escreveu, numa publicação na rede social Twitter, mostrando as boas relações que tem com o Presidente da República português.
Encontrei-me hoje novamente com meu amigo Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal. Fiquei feliz de poder retribuir a hospitalidade que ele teve comigo quando visitei Lisboa como presidente eleito em novembro 🇧🇷🇵🇹
— Lula (@LulaOficial) January 2, 2023
: @ricardostuckert pic.twitter.com/qmZaSUfDxR
Marcelo Rebelo de Sousa também falou aos jornalistas no Palácio Itamaraty, em Brasília, no fim de um encontro que durou cerca de meia hora e começou mais de cinco horas depois do previsto devido à agenda intensa de reuniões bilaterais do recém-empossado presidente do Brasil.
"Foi um encontro fraternal, muito rápido, mas muito eficaz. É assim, com a família é assim. Pelo menos comigo e com o Presidente Lula, não precisamos de muito tempo, tratamos as questões, que é uma dúzia, uma dezena fundamental de questões que tratámos", afirmou.
Recorde-se que Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro chefe de Estado estrangeiro a saudar Lula da Silva na sessão de cumprimentos no Palácio do Planalto, em Brasília, inserida na cerimónia de posse do Presidente do Brasil.
Entretanto, o Presidente da República português anunciou o regresso do presidente brasileiro a Portugal para participar numa cimeira luso-brasileira e uma visita de Estado entre 22 e 25 de abril.
Leia Também: Encontro "fraternal e eficaz" com Lula da Silva abriu "portas"