Tendo por base a análise da época de incêndios rurais de 2022, a Comissão Europeia e o Ministério da Administração Interna apresentam, nos dias 10 e 11 de janeiro, um seminário para partilhar as lições aprendidas, em Lisboa.
A iniciativa resulta de uma proposta do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, apresentada em setembro de 2022 no Conselho de Ministros do Interior da União Europeia (UE), “onde salientou a importância do reforço da coordenação e da capacidade europeia para responder aos incêndios que assolam o continente de forma cada vez mais frequente e intensa”, indica o Ministério da Administração Interna, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A mesma nota adianta que representantes de mais de 30 países marcarão presença no seminário, que visa abordar a resposta, preparação e prevenção dos incêndios rurais.
“Ao nível da resposta, vão discutir-se as lições identificadas nas várias operações de combate a incêndios rurais no quadro do Mecanismo Europeu de Proteção Civil em 2022”, ao passo que, “no plano da preparação, vão analisar-se as medidas colocadas em prática para melhor gerir os riscos de incêndios rurais e reduzir os seus impactos”. Por seu turno, “em matéria de prevenção, vão discutir-se os passos para melhor antecipar a ocorrência de incêndios rurais a nível nacional e europeu, com base nas boas práticas e na elaboração de planos para o futuro”, diz a entidade.
Sob o mote ‘Programa de Lições Aprendidas da época de incêndios Rurais de 2022 do Mecanismo Europeu de Proteção Civil’, marcarão presença no seminário o comissário europeu da Gestão de Crises, Janez Lenarčič, assim como José Luís Carneiro e o ministro de Defesa Civil da Suécia, Carl-Oskar Bohlin, por videoconferência e enquanto representante da presidência sueca do Conselho da UE.
“Há depois um painel em que intervêm o Ministro da Crise Climática e da Proteção Civil da Grécia, Christos Stylianides, e (por videoconferência) os Ministros do Interior da Chéquia, Vít Rakušan, de Espanha, Fernando Grande-Marlaska, e de França, Gérald Darmanin, o Ministro da Defesa da Eslovénia, Marian Sarec, e o Ministro da Proteção Civil e da Polícia Marítima de Itália, Nello Musumeci”, esclarece o comunicado.
José Luís Carneiro falará depois à imprensa, fazendo-se acompanhar do comissário europeu Janez Lenarčič.
Leia Também: Fogo técnico "é o caminho" para prevenir incêndios, diz Proteção Civil