Luís Neto Viveiros revelou os números na cerimónia de assinatura de um protocolo entre o Governo dos Açores e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Madalena (AHBVM), de acordo com um comunicado hoje divulgado.
O acordo prevê a transferência de 25 mil euros para a AHBVM, "garante a segurança" e permite que o sistema de rastreio de visitantes na Reserva Natural da Montanha do Pico possa funcionar durante todo o ano, acrescenta a nota.
A par do acordo está também prevista a aquisição de 40 unidades de rastreio por GPS, que irão acompanhar os visitantes durante a subida ao ponto mais alto de Portugal.
Estes sistemas destinam-se a facilitar as operações de busca e salvamento dos visitantes quando necessário, já que o trilho da montanha da ilha do Pico é de difícil acesso e sofre de frequentes períodos de visibilidade reduzida.
A montanha da ilha do Pico é o ponto mais alto de Portugal e localiza-se no arquipélago dos Açores.
A montanha do Pico insere-se no Parque Natural do Pico, classificado como reserva natural, Zona Especial de Conservação da Rede Natura 2000 e como Geossítio do Geoparque Açores.