A Polícia de Segurança Pública (PSP) recorreu às redes sociais para relembrar que há espaços de atendimento policial a vítimas de violência doméstica na área de Lisboa.
A autoridades destacam a 'Casa Pilar', divulgando a morada e os contactos, que está disponível para atender "vítimas de violência doméstica e vítimas especialmente vulneráveis".
A PSP alerta que a violência doméstica é um crime público no nosso país, "o que significa que o procedimento criminal não está dependente de queixa por parte da vítima, bastando uma denúncia ou o conhecimento do crime, para que o Ministério Público promova o processo", refere no seu site oficial.
Casa Pilar🤲
— PSP - Polícia de Segurança Pública (@PSP_Portugal) March 31, 2023
A PSP relembra os espaços existentes na área de #Lisboa para atendimento de vítimas de Violência Doméstica e vítimas especialmente vulneráveis.
Tome nota da morada e contactos, partilhe com precisa. pic.twitter.com/r7mZSShK1N
Violência doméstica é todo e qualquer ato que "inflija reiteradamente sofrimentos físicos, sexuais, psicológicos ou económicos, de modo direto ou indireto", sendo considerado "um atentado à dignidade do Ser Humano".
Este crime é "um problema transversal" que ocorre "em diferentes contextos, independentemente de fatores sociais, económicos, culturais, etários".
A PSP declara que "tem caminhado no sentido de dar uma resposta mais eficaz e integrada na prevenção e investigação" deste tipo de crimes.
Leia Também: Detido por agressões físicas e psicológicas à ex-companheira em Monsaraz