Portugal terá, este ano, 394 praias onde a Bandeira Azul será hasteada, anunciou o presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer, esta quinta-feira. Na lista não consta, no entanto, nenhuma praia do concelho de Sintra.
Porquê? Porque "o município de Sintra há 15 anos que não concorre ao processo de avaliação de praias promovida pela Associação Bandeira Azul".
A explicação é da própria autarquia, que diz, em comunicado, discordar "dos critérios desta distinção, que resulta, única e exclusivamente, da candidatura dos municípios".
A Câmara Municipal de Sintra prefere valer-se de outros galardões para certificar a qualidade das suas praias, como "o galardão de 'Qualidade de Ouro' para a Praia Grande, Adraga, Maçãs, Magoito e São Julião, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, cujos critérios são fatores de identificação da qualidade das praias".
"A avaliação da Quercus não envolve qualquer processo de candidatura e baseia-se na qualidade ambiental. A informação utilizada é informação pública nacional, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente", explica ainda a autarquia.
Em simultâneo, a Câmara recorda que "as praias de Sintra têm também sido distinguidas na categoria QualityCoast pela Green Destinations, programa que certifica e promove destinos turísticos sustentáveis a nível internacional de acordo com critérios ambientais, socioeconómicos e culturais".
Sobre a ausência do concelho de Sintra da lista de praias com Bandeira Azul, tendo em conta a sua extensão marítima, José Archer disse ser "uma decisão dos próprios autarcas" quanto às candidaturas.
Leia Também: Este ano, há bandeira azul em 394 praias portuguesas. Norte lidera