Operação "condicionada". Mau tempo cancela 35 voos na Madeira
O mau tempo já obrigou ao cancelamento de 35 voos no Aeroporto da Madeira, revelou a ANA - Aeroportos de Portugal em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
© Youtube
País Madeira
"O Aeroporto da Madeira informa que devido às condições meteorológicas adversas na região da Madeira desde o dia de ontem, a operação aeroportuária encontra-se condicionada, tendo sido cancelados, hoje, 35 voos", pode ler-se.
A ANA adianta que o "plano de contingência do Aeroporto mantém-se acionado desde ontem, com reforço de recursos humanos no terminal para apoiar na informação aos passageiros".
"O Aeroporto da Madeira está a trabalhar com os seus parceiros para assegurar apoio aos passageiros que ficam retidos, nomeadamente a garantia de assistência de enfermagem 24H e instalação de cadeiras. Dada a permanência de passageiros no terminal durante a noite, foram distribuídos colchões e mantas. As equipas do aeroporto em conjunto com voluntários da Casa do Voluntario encontram-se no terminal para distribuição de água e alguns alimentos aos passageiros", pode ainda ler-se.
A ANA lembra que a "previsão meteorológica do IPMA aponta para o prolongamento das más condições até o final da tarde de hoje".
"Solicitamos aos passageiros que confirmem, junto dos respetivos operadores turísticos e/ou companhias aéreas, o estado do seu voo antes de se deslocarem para o aeroporto, de modo a evitar deslocações e aglomerações desnecessárias", é ainda referido.
As autoridades regionais informaram que entre segunda-feira e a manhã de hoje foram registadas 71 ocorrências decorrentes da depressão Óscar, mobilizando 72 meios e 178 operacionais, sem danos humanos ou materiais significativos, sendo sobretudo deslizamentos de terra, quedas de árvores, inundações e encerramento de diversas estradas.
Devido à forte precipitação na ilha, que está sob aviso vermelho até às 15h00, o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, não pôde deslocar-se ao parlamento para a discussão do novo programa de incentivos "Casa Própria", estando no terreno a acompanhar algumas ocorrências que têm surgido.
Por considerar este diploma importante, o presidente da Assembleia da Madeira propôs um plenário extraordinário e o adiamento das votações das iniciativas legislativas de hoje para quarta-feira.
Leia Também: Óscar. Governo da Madeira não "aprendeu nada" sobre política ambiental
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com