Uma embarcação com 18 migrantes a bordo, entre os quais cinco menores, foi intercetada no domingo por elementos da Polícia Marítima que se encontram em missão em Itália, no mar Mediterrâneo, a sul de Sicília.
A ação policial, integrada na operação 'Themis 2023', da Agência FRONTEX, ocorreu "após um alerta a informar que se encontrava uma embarcação suspeita a transportar migrantes a sul da ilha" italiana, relata um comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN), que acrescenta que foram "ativados de imediato para o local elementos da Polícia Marítima para efetuar buscas".
"À chegada ao local, os elementos da Polícia Marítima localizaram e intercetaram uma embarcação com 18 migrantes a bordo, entre os quais cinco menores, que se encontravam bem fisicamente, apresentando sinais de desidratação e não envergando coletes de salvação", esclarece a nota.
Por questões de segurança, os agentes da Polícia Marítima resgataram e transportaram todos os envolvidos para o Porto de Pantelleria.
A embarcação em causa foi posteriormente entregue às autoridades italianas.
Desde dia 14 de junho que equipas da Polícia Marítima estão integradas na Operação Conjunta "THEMIS", cuja missão é "controlar e vigiar as fronteiras marítimas italianas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço".
Esta é a sexta participação da autoridade portuguesa. Desde 2007, a Polícia Marítima já realizou mais de 500 missões.
Leia Também: Cerca de 1.300 migrantes sobrelotam centro de acolhimento de Lampedusa