Incêndio na freguesia lisboeta do Lumiar obrigou a evacuações

Incêndio deflagrou junto ao Clube Ténis Paço do Lumiar. Foi necessário evacuar um colégio e dois lares de idosos.

Notícia

© REINALDO RODRIGUES/Global Imagens

Notícias ao Minuto
29/06/2023 16:28 ‧ 29/06/2023 por Notícias ao Minuto

País

Incêndio

Um incêndio deflagrou, na tarde desta quinta-feira, na rua Daciano Costa, junto ao Clube Ténis Paço do Lumiar, em Lisboa, segundo confirmou fonte dos Bombeiros Sapadores de Lisboa ao Notícias ao Minuto.

O alerta foi recebido pelas 14h43, segundo consta do site da Proteção Civil. No local estavam, pelas 16h55, 71 operacionais, acompanhados de 20 viaturas - três dos Bombeiros Voluntários e 17 dos Sapadores de Lisboa.

Segundo a agência Lusa, o fogo lavrava na Azinhaga Fonte Velha, na Quinta do Olival - uma zona de mato e ervas secas.

Em declarações aos jornalistas no local, emitidas pela SIC Notícias, o comandante dos Bombeiros Sapadores de Lisboa deu conta de que cinco pessoas foram assistidas no local na sequência do incêndio - "quatro por inalação de fumos e uma porque torceu o pé". Um dos assistidos tratava-se de uma criança, com os restantes a serem adultos. "Três dessas pessoas estavam num lar de idosos", acrescentou ainda.

Confirmando a informação veiculada pela comunicação social, o fogo obrigou à evacuação de alguns espaços - nomeadamente, dois lares de idosos e o Colégio Manuel Bernardes. O campo sintético do estabelecimento de ensino ficou danificado, revelou ainda o comandante.

Um total de 300 crianças e cinquenta adultos foram retirados do estabelecimento de ensino, com outras cinquenta pessoas a terem sido retiradas de habitações localizadas nas redondezas. 

A fonte citada deu ainda conta de que pelas 16h39 - cerca de duas horas após o incêndio ter deflagrado - o fogo foi "dominado", apesar de o "vento" ter dificultado as operações. Os meios serão, ainda assim, mantidos no local "para garantir que não há reacendimento" das chamas.

Os residentes no lar e nas habitações próximas do foco de incêndio já puderam regressar aos mesmos.

O comandante explicou que continuam a ser apuradas as causas na base do incêndio. Foi já iniciada uma investigação nesse sentido.

[Notícia atualizada às 18h28]

Leia Também: Fumo dos incêndios do Canadá "completamente dissipado" no continente

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas