Uma associação animal de Faro lançou uma campanha que visa pôr fim "à calamidade em termos do bem-estar animal" que se vive em Portugal.
Recordando que Centros de Recolha Oficial e Associações Zoófilas se encontram lotados e os particulares empáticos que cuidam e alimentam animais nas ruas, esta associação defende que a esterilização dos animais de companhia é a solução para o problema.
A Associação Cabana da Meia-noite apela ao Presidente da República "que tome medidas legislativas com vista à substituição do artigo 22º do Decreto-Lei n.o 276/2001, de 17 de outubro - 'Controlo da reprodução pelo detentor', para 'Controlo obrigatório da reprodução para todos os animais de companhia'.
A petição 'Esterilização obrigatória para animais companhia' sugere que "todos os animais adotados em Centros de Recolha Oficial e Associações Zoófilas, lojas de comércio de animais, terão de ser entregues já esterilizados", sendo que "toda e qualquer criação de animais será feita apenas por criadores autorizados, fazendo a distinção da venda de animais para criação ou não".
Pede, ainda, que seja "criado um portal de denúncia, para que a população/profissionais possam fazer a denúncia de prevaricadores, de uma forma fácil e anónima, caso se deseje".
A petição, que já foi assinada por mais de 1.600 pessoas, defende que "esta será a única forma de existir um controle definitivo para a diminuição dos abandonos, ninhadas indesejadas e adopções irresponsáveis, que em última instância são os animais que sofrem as consequências".
Leia Também: IRA resgata 7 animais abandonados em quinta de toureiro em Vendas Novas