A Guarda Nacional Republicana identificou, na quarta-feira, duas pessoas por abandono de animal de companhia, no concelho de Leiria.
De acordo com um comunicado enviado esta sexta-feira ao Notícias ao Minuto, o cão foi abandonado por uma mulher, de 56 anos, e um homem, de 59.
"No seguimento de um alerta a dar conta de um canídeo abandonado, desde o mês de maio, no anexo de uma residência, na localidade de Colmeias, os elementos do NPA [Núcleo de Proteção do Ambiente] apuraram que os proprietários do animal tinham mudado de domicílio, deixando o animal abandonado na antiga residência, o qual vinha sendo alimentado por vizinhos", lê-se na nota.
As autoridades realizaram as devidas diligências, a partir das quais conseguiram localizar e identificar os dois suspeitos. Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Leiria.
O cão foi recolhido pelo Centro de Recolha Oficial de Leiria / Canil Municipal de Leiria.
A prática de abandono de animais de companhia constitui um crime punível com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias.
Se tiver alguma denúncia maus-tratos ou abandono animal a fazer, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
Leia Também: Turistas multadas por 'selfie' "extremamente perigosa" com animais