Entre 1 e 6 de agosto, a circulação na Área Metropolitana de Lisboa estará mais congestionada do que o normal, devido à Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Nessa linha, a Polícia de Segurança Pública (PSP) divulgou, este sábado, as situações que deverá reportar pelo 112, assim como aquelas que poderá informar diretamente as autoridades ou os bombeiros locais.
Segundo a força de segurança, poderá ligar para o 112 caso se depare com “pessoas em risco de vida ou necessidade imediata de assistência médica, crimes a decorrer ou que acabaram de acontecer”, e ainda “incidentes graves”, como é o caso de inundações, aluimentos, incêndios, e acidentes rodoviários graves ou que impliquem riscos para a circulação.
Além disso, se descobrir crianças ou adultos perdidos, deverá, também, reportar a situação junto do 112.
Em qualquer outro caso, a PSP realçou que “deverá contactar diretamente a esquadra ou o corpo de bombeiros local”.
Na mesma nota, publicada na rede social Facebook, a entidade recordou que, se marcar os dígitos 21 seguidos do 765 42 42, o que equivale a escrever a palavra ‘POLÍCIA’ no telemóvel, a sua chamada será atendida por um agente da PSP Lisboa, “que lhe dará o apoio necessário”. De notar que esta alternativa aplica-se apenas ao distrito de Lisboa.
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa para a JMJ, que contará com a presença do Papa Francisco.
Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso de um encontro com jovens em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. O Papa, o primeiro a inscrever-se na JMJ, chega a Lisboa no dia 2 de agosto, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no dia 05 para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.
As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures, e no Parque Eduardo VII, no centro da capital.
Leia Também: Vive ou vai a Lisboa durante JMJ? PSP alerta sobre cuidados em deslocação