A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 22 e 30 de julho, uma operação policial direcionada para a segurança e policiamento do Festival Músicas do Mundo, que decorreu no concelho de Sines durante esses dias. Catorze pessoas foram detidas no contexto da mesma, informou a autoridade em comunicado.
Dos detidos, com idades compreendidas entre os 20 e os 46 anos, contabilizam-se 11 pela prática do crime de tráfico de estupefacientes e uma por condução sem habilitação legal, entre outras infrações.
Na operação estivaram empenhados um total de 354 militares de várias valências operacionais da GNR, que detetaram um total de 82 infrações: 22 rodoviárias e 60 por consumo de estupefacientes.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Santiago do Cacém.
A GNR apreendeu ainda, no contexto desta operação: 2.902 doses de haxixe; 115 doses de MDMA; 71 doses de liamba; 69 doses de cocaína; 12 doses de LSD; um machado; e 6.550 euros em numerário.
Segundo a autoridade, esta tratou-se de uma operação policial para "prevenir e detetar possíveis ilícitos criminais, bem como controlar, detetar, localizar e prevenir ocorrências relacionadas com a posse de armas". Para isso, os militares da Guarda "efetuaram ações de fiscalização aleatória em vários locais".
A operação contou com o reforço dos Destacamentos de Intervenção e de Trânsito do Comando Territorial de Setúbal, dos Destacamentos Territoriais de Grândola e Montijo e do Grupo de Intervenção Cinotécnico da Unidade de Intervenção.
Leia Também: Adesão ao Festival Músicas do Mundo "está a superar as expectativas"