Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

ASAE determina "suspensão" de carrossel que avariou na Feira de S. Mateus

Sete pessoas ficaram suspensas no ar durante várias horas, na quinta-feira, por uma falha mecânica do carrossel. Todas foram resgatados e estão bem de saúde.

ASAE determina "suspensão" de carrossel que avariou na Feira de S. Mateus
Notícias ao Minuto

16:02 - 11/08/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) determinou a "suspensão imediata" do equipamento de diversão instalado na Feira de São Mateus, em Viseu, que sofreu uma avaria técnica na noite de quinta-feira.

A ASAE deslocou-se esta sexta-feira ao local "a fim de realizar todas as diligências consideradas necessárias face à situação em causa", esclareceu em comunicado, tendo a ação culminado na "suspensão imediata" do carrossel.

"No local, foi possível apurar durante o dia de hoje que o equipamento de diversão em causa havia sido sujeito, no passado dia 8 de agosto, a uma inspeção anual, efetuada já no recinto da Feira de S. Mateus, por Organismo de Inspeção de Equipamento de Diversão certificado pelo IPAQ, tendo concluído a mesma que o equipamento reunia à data da inspeção as prescrições de segurança previstas no âmbito do DL 268/2009, de 20/09", pode ler-se ainda na mesma nota.

No entanto, na sequência da ocorrência, a ASAE decidiu suspender o funcionamento do equipamento como medida cautelar até que o mesmo seja reparado e novamente "sujeito a nova inspeção por entidade legalmente habilitada para o efeito".

Já hoje o presidente da Viseu Marca, entidade que organiza a Feira de São Mateus, anunciou um "processo de averiguações" à avaria num divertimento que reteve sete pessoas a uma altura de sensivelmente 30 metros.

Pedro Alves assumiu que, "aquando das inscrições" para o certame que inaugurou na quinta-feira foram entregues "todas as licenças adequadas ao seu funcionamento" e, agora, tratou-se de uma avaria.

"Felizmente, em função desta avaria conseguimos ter um dispositivo de segurança que permitiu dar a resposta adequada aquilo que foi o problema. Não estamos satisfeitos que tenha acontecido, mas estamos satisfeitos pela forma como decorreram todos os processos de socorro", disse, citado pela Lusa.

Questionado sobre a segurança deste tipo de equipamento, Pedro Alves frisou que "estes equipamentos têm que obedecer a um conjunto de regras e vistorias que são efetuadas junto de entidades competentes".

A Feira de São Mateus, disse, "continuou a funcionar e a decorrer dentro da normalidade possível", fora do perímetro de segurança que foi montado pela PSP.

Leia também: Viseu. Resgatadas as 7 pessoas presas em diversão na Feira de São Mateus

Recomendados para si

;
Campo obrigatório