ASAE determina "suspensão" de carrossel que avariou na Feira de S. Mateus
Sete pessoas ficaram suspensas no ar durante várias horas, na quinta-feira, por uma falha mecânica do carrossel. Todas foram resgatados e estão bem de saúde.
© Global Imagens
País ASAE
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) determinou a "suspensão imediata" do equipamento de diversão instalado na Feira de São Mateus, em Viseu, que sofreu uma avaria técnica na noite de quinta-feira.
A ASAE deslocou-se esta sexta-feira ao local "a fim de realizar todas as diligências consideradas necessárias face à situação em causa", esclareceu em comunicado, tendo a ação culminado na "suspensão imediata" do carrossel.
"No local, foi possível apurar durante o dia de hoje que o equipamento de diversão em causa havia sido sujeito, no passado dia 8 de agosto, a uma inspeção anual, efetuada já no recinto da Feira de S. Mateus, por Organismo de Inspeção de Equipamento de Diversão certificado pelo IPAQ, tendo concluído a mesma que o equipamento reunia à data da inspeção as prescrições de segurança previstas no âmbito do DL 268/2009, de 20/09", pode ler-se ainda na mesma nota.
No entanto, na sequência da ocorrência, a ASAE decidiu suspender o funcionamento do equipamento como medida cautelar até que o mesmo seja reparado e novamente "sujeito a nova inspeção por entidade legalmente habilitada para o efeito".
Já hoje o presidente da Viseu Marca, entidade que organiza a Feira de São Mateus, anunciou um "processo de averiguações" à avaria num divertimento que reteve sete pessoas a uma altura de sensivelmente 30 metros.
Pedro Alves assumiu que, "aquando das inscrições" para o certame que inaugurou na quinta-feira foram entregues "todas as licenças adequadas ao seu funcionamento" e, agora, tratou-se de uma avaria.
"Felizmente, em função desta avaria conseguimos ter um dispositivo de segurança que permitiu dar a resposta adequada aquilo que foi o problema. Não estamos satisfeitos que tenha acontecido, mas estamos satisfeitos pela forma como decorreram todos os processos de socorro", disse, citado pela Lusa.
Questionado sobre a segurança deste tipo de equipamento, Pedro Alves frisou que "estes equipamentos têm que obedecer a um conjunto de regras e vistorias que são efetuadas junto de entidades competentes".
A Feira de São Mateus, disse, "continuou a funcionar e a decorrer dentro da normalidade possível", fora do perímetro de segurança que foi montado pela PSP.
Leia também: Viseu. Resgatadas as 7 pessoas presas em diversão na Feira de São Mateus
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com