O início desta semana ficou marcado pelas explicações e tentativa de defesa por parte de Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, dos gastos da autarquia em vinhos de mais de 50 euros e em "almoços de trabalho" que, desde 2017, custaram à cidade mais de 139 mil euros. Mas, além dos vídeos que daí emergiram, a internet fez das suas e criou um guia gastronómico.
O site isaltino.guide, criado por um utilizador denominado Bruno Santos, incluiu todos os restaurantes mencionados pelo autarca que, orgulhosamente, aproveitou a sua participação na sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Oeiras para promover os estabelecimentos, assim como os seus pratos favoritos.
"Já foram à Casa Galega? O arroz de lavagante é maravilhoso. N' Os Arcos, arroz de marisco e o peixe grelhado então, nem se fala", foram alguns dos comentários de Isaltino durante a assembleia e que foram usados como 'crítica' gastronómica em cada um dos restaurantes mencionados no site.
No total, são 52 os restaurantes que figuram na lista, com o site a encaminhar os utilizadores para as páginas da internet de cada um dos espaços, Facebook ou perfis dos mesmos no Tripadvisor.
Isaltino explica a questão dos almoços na Câmara Municipal de Oeiras e pergunta: branco ou tinto? pic.twitter.com/c9H6txlRdD
— Mariana Leitão (@marianalqcl) September 8, 2023
Em agosto, a revista Sábado noticiou que, sob o mandato de Isaltino Morais, foram gastos nos últimos seis anos mais de 139 mil euros em “almoços de trabalho”, com as faturas das refeições a serem questionados pelos deputados municipais em Oeiras.
Leia Também: Vinho a 55 euros é "banal", diz Isaltino para justificar almoços de luxo