O tribunal de Mont-de-Marsan, em França, condenou na terça-feira, dia 12 de setembro, o gestor e um motorista de uma empresa de transportes rodoviários da Bulgária pelo homicídio involuntário de um automobilista português, em Lesperon, em março de 2017.
De acordo com o jornal francês Sudouest, o diretor da empresa foi condenado a seis meses de prisão e o condutor a um ano.
Na noite de 20 de março de 2017, o camionista viajava na autoestrada de Lesperon, no sentido Bayonne-Bordeaux, quando um dos seus pneus dianteiros explodiu. O motorista perdeu imediatamente o controlo no veículo pesado e acabou por embater num dos pilares da ponte.
Um carro que seguia logo atrás do camião conseguiu abrandar e bateu contra o camião sem grandes danos, contudo, o condutor português acabou por embater na barreira central para se desviar do camião e perdeu a vida no impacto.
"Os pneus estavam lisos, é proibido circular assim em França", salientou o juiz Guillaume Cottele durante a leitura da sentença, depois de um perito ter garantido que o estado dos pneus tinha levado ao acidente mortal
Pela "não manutenção" do veículo, o gestor da empresa foi assim multado em 5 mil euros e condenado a seis meses de prisão. A empresa vai pagar uma coima de 15 mil euros e o motorista, que não esteve presente na audiência de julgamento, além de ter sido condenado a um ano de prisão, está proibido de conduzir durante cinco anos em França.
Leia Também: Avioneta fez aterragem de emergência na praia de Cortegaça, em Ovar