O Papa Francisco nomeou D. Américo Aguiar como novo bispo de Setúbal.
D. Américo Aguiar torna-se, assim, o 4.º Bispo da diocese sadina depois de um período de Sede Vacante que se iniciou a 28 de janeiro de 2022, aquando da nomeação de D. José Ornelas como Bispo de Leiria-Fátima.
Américo Aguiar, de 49 anos, tomará posse da sua nova diocese no dia 26 de outubro, data em que se completam 48 anos sobre a ordenação episcopal do primeiro bispo de Setúbal, Manuel Martins.
Américo Aguiar, que no próximo dia 30 de setembro será criado cardeal no consistório a realizar no Vaticano, é o quarto bispo de Setúbal, depois de Manuel Martins, Gilberto dos Reis Canavarro e José Ornelas.
Nascido em Leça do Balio, Matosinhos, em 12 de dezembro de 1973, Américo Aguiar foi ordenado padre em 2001 e bispo em 2019.
É presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, tendo sido o principal rosto da organização do encontro mundial de jovens com o Papa, que se realizou em Lisboa entre 01 e 06 de agosto deste ano.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou esta quinta-feira a nomeação de Américo Aguiar como bispo de Setúbal, desejando que, "à luz do caminho sinodal que a Igreja está a viver, o Espírito do Senhor acompanhe e torne fecundo o seu ministério".
"Certamente que os dons que Deus lhe concedeu, e que foram germinando ao longo do seu percurso enquanto sacerdote na diocese de Porto, bispo auxiliar de Lisboa e, nomeadamente, como coordenador da JMJ Lisboa 2023, estarão ao serviço da Igreja de Setúbal nos desafios com que esta se confronta", acrescenta a CEP, em comunicado assinado pelo seu presidente, José Ornelas, anterior bispo de Setúbal.
José Ornelas aproveita para, como bispo emérito de Setúbal, manifestar satisfação pela nomeação de Américo Aguiar, "que vem ao encontro da necessidade da diocese, após este tempo de sede vacante", que durou quase dois anos.
[Notícia atualizada às 11h24]
Leia Também: D. Américo Aguiar esteve com o Papa e não só... 'Rambo' também lá estava