Libertados os 11 ativistas detidos após bloqueio da 2.ª Circular

Os visados serão presentes a tribunal na quarta-feira, às 10h00.

Notícia

© Climáximo

Notícias ao Minuto
03/10/2023 18:15 ‧ 03/10/2023 por Notícias ao Minuto

País

Lisboa

Os 11 ativistas do grupo Climáximo que tinham sido detidos na sequência do bloqueio da Segunda Circular, esta manhã desta terça-feira, já foram libertados. Segundo o coletivo, os visados serão presentes a tribunal na quarta-feira, às 10h00.

"As 11 pessoas detidas na esquadra de Benfica após protesto que cortou trânsito na Segunda-Circular em hora de ponta estão a ser libertadas. Os ativistas do coletivo Climáximo serão presentes a tribunal no Campus de Justiça, amanhã dia 04/10 pelas 10h00", adiantou a entidade, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Na mesma nota, o grupo recordou que o protesto, que ocorreu "porque a crise climática é um genocídio", resultou na detenção de nove ativistas "que se sentaram nas vias e assim bloquearam o trânsito". Mais tarde, dois outros elementos "que se mantiveram pendurados por cabos na ponte pedonal em frente à sede da Galp, até à sua remoção pela Polícia de Segurança Pública e bombeiros", também foram detidos.

Os 11 ativistas estiveram detidos "na esquadra de Benfica, onde decorreu uma vigília de apoio, até há poucos minutos", tendo sido "recebidos com aplausos".

"Os ativistas envergam t-shirts em que pode ler-se ‘eles declaram guerra contra a vida’", detalhou.

"Manter e aumentar emissões corresponde à tentativa de construção de novos campos de concentração em pleno século XXI. Há décadas que eles sabem das mortes, das cheias, dos fogos, das secas brutais, das ondas de calor sem precedentes, que matam hoje milhares de pessoas", considerou Noah Zino, a porta-voz da ação.

E complementou: "Precisamos dum plano de paz, precisamos dum plano de desarmamento, precisamos de desmantelar as armas que, neste momento, eles têm apontadas contra as pessoas."

Recorde-se que, na ação desta manhã, os condutores saíram dos seus veículos e removeram os jovens pelas suas próprias mãos, alguns deles recorrendo a agressões. Pode ver algumas imagens aqui.

Leia Também: 2.ª Circular. Ativistas presos a ponte retirados com grua, há 11 detidos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas