Calor? Avisos na Madeira e em nove distritos (Santarém com 37ºC)

O aviso laranja por causa do calor na Madeira e Porto Santo foi prolongado até domingo, assim como o aviso amarelo ativo em nove distritos do continente e nalgumas ilhas dos Açores, neste caso por causa da chuva.

Notícia

© Lusa

Lusa
06/10/2023 07:40 ‧ 06/10/2023 por Lusa

País

Meteorologia

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na Madeira e no Porto Santo, a persistência de valores muito elevados da temperatura máxima fez estender até às 14h00 de domingo o aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três.

Já nas ilhas açorianas de Santa Maria e São Miguel, o IPMA estendeu até às 00h00 de sábado o aviso amarelo, o menos grave, por causa da precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

Em seis dos nove distritos de Portugal continental onde está ativo o aviso amarelo devido ao calor, o IPMA estendeu-o até às 09h00 de domingo.

Tratam-se dos distritos de Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para hoje, o IPMA prevê uma subida da temperatura máxima, que será acentuada no litoral Norte e Centro, e uma pequena subida da temperatura mínima.

As previsões indicam que as temperaturas mínimas vão variar entre os 12ºC (Bragança e Braga) e os 23ºC (Portalegre) e as máximas entre os 27ºC (Guarda e Aveiro) e os 37ºC (Santarém).

Leia Também: UE vai eliminar gases nocivos em frigorificos e ares condicionados até 2050

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas