Sismo de magnitude 2,9 na escala de Richter sentido na ilha de São Jorge
Um sismo com magnitude 2,9 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha de São Jorge, nos Açores, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
© Getty Images
País São Jorge
Segundo o CIVISA, o sismo foi registado às 17h50 locais (18h50 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de um quilómetro a sudoeste da Beira, na ilha de São Jorge.
"De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Rosais, Velas, Santo Amaro e Urzelina (concelho de Velas)", indicou o CIVISA em comunicado.
Ainda segundo o CIVISA, o evento "insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha de São Jorge desde março de 2022".
Em 20 de setembro, o Governo Regional dos Açores anunciou que o CIVISA baixou o nível de alerta na ilha de São Jorge de V3 (sinais de atividade elevada) para V2 (sinais de atividade moderada).
Na altura, o presidente do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro, assegurou que a redução do nível de alerta "não significa negligência, nem desatenção, nem menor vigilância".
Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).
A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição".
Quando há uma intensidade IV, considerada moderada, os "carros estacionados balançam", as "janelas, portas e loiças tremem" e "os vidros e loiças chocam ou tilintam", podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger, revela o Instituto do Mar e Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.
Leia Também: Sismo. UE envia 3,5 milhões de ajuda humanitária para o Afeganistão
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com