Depressão Céline inundou o Norte e Centro do país. Eis as imagens
Só da parte da manhã foram registadas quase 100 ocorrências associadas ao mau tempo.
© Reprodução/X
País Mau tempo
A depressão Céline provocou várias inundações em Portugal continental, sobretudo nas regiões Norte e Centro. Só da parte da manhã, segundo a Proteção Civil, foram registadas quase 100 ocorrências associadas ao mau tempo.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a depressão Céline está associada a uma superfície frontal fria e começou a afetar Portugal continental a partir da tarde deste sábado, com precipitação persistente, principalmente no Minho e Douro Litoral.
Neste sentido, os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga foram colocados aviso laranja devido à previsão de "precipitação persistente, e por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada", situação que se prevê até às 3h00 de domingo.
Ao longo do dia, foram várias as imagens publicadas nas redes sociais, que mostraram o impacto das fortes chuvas:
— Fábio Daniel (@fabiosneeze) October 28, 2023
Temporal em Paços de Ferreira.#FMA
— Márcio Santos - Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) October 28, 2023
Via WhatsApp pic.twitter.com/4Gzim8jkrm
Na sexta-feira, a Proteção Civil alertou para a possibilidade de inundações e cheias devido ao previsto agravamento da situação meteorológica no fim de semana, com especial incidência no Norte e Centro do continente.
Em declarações aos jornalistas, na sede da ANEPC, em Carnaxide, Oeiras, distrito de Lisboa, o comandante nacional, André Fernandes, revelou que a Proteção Civil decidiu elevar, até ao final de domingo, o estado de prontidão dos meios para o nível laranja em 16 sub-regiões da entidade, com especial incidência no Norte, no Centro e em Lisboa e Vale do Tejo do continente.
Leia Também: Seis barras fechadas a toda a navegação devido à forte agitação marítima
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com