PR assinala "dedicação à causa nacional" de Júlio Pereira

O Presidente da República lamentou hoje a morte do ex-chefe das "secretas" Júlio Pereira, numa nota em que destaca a sua "intensa carreira" e "dedicação à causa nacional".

Notícia

© Nuno Cruz/NurPhoto via Getty Images

Lusa
19/01/2024 19:52 ‧ 19/01/2024 por Lusa

País

Óbito/Júlio Pereira

Numa nota oficial, Marcelo Rebelo de Sousa evoca o antigo secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), destacando a sua "longa e intensa carreira, assinalada pelo incansável labor, cuidadoso e empenhado sentido institucional e dedicação à causa nacional".

O chefe de Estado lembra que a carreira de Júlio Pereira "foi reconhecida pelo Presidente da República quando o condecorou, a 05 de dezembro de 2017, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique"

"Foi com profundo pesar que o Presidente da República tomou conhecimento da morte precoce do Juiz Conselheiro jubilado, Júlio Alberto Carneiro Pereira, apresentando aos seus familiares e amigos as mais sentidas condolências", escreve.

Marcelo lembra que "Júlio Pereira desempenhou funções as mais relevantes na Justiça, enquanto Juiz Conselheiro e Procurador-Geral Adjunto do Supremo Tribunal de Justiça".

Recorda também o desempenho de funções no SIRP, de diretor adjunto do Serviço de Informações de Segurança e diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, mas também na política externa, durante o Governo de Macau, "onde se destacou enquanto assessor diplomático do Governador, mas também, durante toda a sua vida, pelas competências que lhe eram reconhecidas no domínio da língua e estudos chineses".

Júlio Pereira morreu hoje aos 71 anos, confirmaram à agência Lusa dois dos seus amigos e uma colega de trabalho.

Esteve 12 anos à frente do SIRP, entre 2005 e 2017, e chegou a integrar o Governo como secretário de Estado da Defesa Nacional do primeiro Governo socialista liderado por António Guterres.

Magistrado do Ministério Público, Júlio Pereira trabalhou também no Governo de Macau, como assessor do secretário Adjunto para a Administração, como diretor do Serviço de Administração e Função Pública e Administrador do Fundo de Pensões de Macau e foi ainda assessor diplomático do Governador de Macau, de 1986 a 1989.

Leia Também: "Dedicação". Costa e Santos Silva lamentam morte de Júlio Pereira

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas