A Força Aérea Portuguesa vai abraçar uma nova missão de policiamento aéreo, na Lituânia, entre 1 de abril e 31 de julho, revelaram, esta terça-feira, as Forças Armadas num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
De acordo com esta nota, a missão envolve a participação de até 95 militares, assim como de quatro aeronaves F-16M, que vão operar a partir da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, rendendo a França, país que atualmente está incumbido desta missão.
Desde 2007 que a Força Aérea Portuguesa participa em missões de policiamento aéreo nos bálticos, no âmbito das Assurance Measures da NATO. Estas missões compreendem o policiamento do espaço aéreo dos países bálticos através da identificação e interceção de aeronaves que não cumpram com as regras internacionais da aviação ou que sejam um potencial risco para o tráfego aéreo e para a segurança coletiva.
Pelas 10h30 do dia 21 de março, a Força Nacional Destacada, no âmbito da missão 'Enhanced Air Policing 2024' (eAP24) da NATO, recebe o Estandarte Nacional que acompanhará os militares, no Teatro de Operações da Lituânia.
A cerimónia, que decorre na Base Aérea N.º 5, em Monte Real, será presidida pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca.
Leia Também: Força Aérea Portuguesa "em missão" da Frontex na Base Aérea de Málaga