O presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, disse que o objetivo da iniciativa que assinala do Dia Mundial da Árvore, no concelho do norte do distrito de Vila Real, é possibilitar a "troca de conhecimento e a partilha" entre crianças e os mais seniores.
Trata-se de uma ação intergeracional e educativa que pretende a partilha de valores ambientais e envolve as escolas do concelho, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e baldios.
A plantação das 870 árvores, fruteiras e folhosas, vai acontecer em área de dois equipamentos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, nomeadamente a Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) de Casas dos Montes e ERPI de Vidago, bem como o baldio de Ervededo, junto ao Santuário do São Caetano.
Nuno Vaz disse que, simbolicamente, a plantação vai também incidir em área ardida no grande incêndio que, em julho de 2022, atingiu o concelho.
No total, este fogo queimou uma área de 3.368 hectares.
A iniciativa, subordinada ao tema "Florestas e inovação: novas soluções para um mundo melhor", realiza-se em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia de Chaves e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
O autarca realçou ainda outra ação, que decorre entre hoje e quinta-feira, e que visa a criação de hortas pedagógicas com os três agrupamentos de escolas do concelho, de forma a potenciar a ligação das crianças à terra e à natureza.
Ainda no distrito de Vila Real, o município de Murça anunciou que vai plantar, também na quinta-feira, 100 árvores nos terrenos onde vai nascer o Parque do Prado, um novo espaço verde, próximo do centro urbano da vila, que terá sete hectares.
"Este é um novo e ambicioso projeto, um processo contínuo, de execução faseada, e que pretende transformar a imagem de Murça, ligando o Parque do Prado à vila, de forma funcional e harmoniosa, sem esquecer a componente ambiental", afirmou, citado em comunicado, o presidente da câmara, Mário Artur Lopes.
Em Montalegre, a câmara assinala o Dia da Árvore com uma plantação de carvalhos e uma visita a um baldio na freguesia de Santo André, um iniciativa que visa a sensibilização ambiental.
Leia Também: Poda vai condicionar trânsito na Circunvalação entre Anémona e Campanhã