Tal como aconteceu nos últimos dias, o fim de semana de Páscoa deverá ser de muita chuva e até neve nos pontos mais altos de Portugal continental, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Esta sexta-feira há previsão de aguaceiros, "que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada", e queda de neve acima de 1000/1200 metros de altitude.
Para sábado, esperam-se igualmente "aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada", bem como "queda de neve acima de 1.000/1.200 metros de altitude nas regiões Norte e Centro" e "agitação marítima forte", para além de um "céu em geral muito nublado".
O vento deverá ser "fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando por vezes forte (até 40 km/h) no litoral Oeste e nas terras altas, em especial a partir da tarde".
No domingo, a situação mantém-se, com ligeiras melhorias.
O "céu em geral muito nublado" deverá perdurar, ainda que "diminuindo de nebulosidade na região Sul a partir da tarde".
Haverá, ainda, "períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada" e "queda de neve acima de 1.000/1.200 metros de altitude nas regiões Norte e Centro", tal como no sábado.
A previsão do vento é, também, semelhante à de sábado, com rajadas fracas a moderadas (até 30 km/h) predominando de sudoeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) no litoral Oeste e nas terras altas.
Quanto a temperaturas, estas deverão manter-se estáveis ao longo deste fim de semana de Páscoa. No continente, os termómetros vão variar entre 1º C de mínima os 16º C de máxima.
Guarda será o distrito mais frio, com 6 graus de máxima previstos, e onde a mínima poderá descer até 1 grau no domingo. Em Lisboa, os termómetros vão variar entre os 8 graus de mínima e os 15 de máxima até domingo, enquanto no Algarve as temperaturas oscilam entre os 10 e os 16 graus.
Já no Porto, as temperaturas vão variar entre os 7 graus de mínima e os 14 de máxima neste fim de semana prolongado.
Até sábado, toda a costa portuguesa está sob aviso amarelo devido à agitação marítima. Quanto ao aviso amarelo devido à queda de neve, deverá estar em vigor até domingo nos distritos de Castelo Branco, Guarda, Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Porto.
A região da Grande Lisboa registou 197 ocorrências na quinta-feira devido ao mau tempo, incluindo quedas de árvore, inundações e quedas de estruturas, tendo-se ainda registado um fenómeno extremo de vento na bacia do Tejo.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera está a analisar o fenómeno, pois poderá configurar do ponto de vista técnico um tornado.
Leia Também: IPMA confirma fenómeno que "parece ter sido tornado" no sul de Lisboa