A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, na terça-feira, "várias armadilhas para a captura de animais", no concelho de Felgueiras. Um homem, de 76 anos, foi identificado.
Em comunicado, enviado esta quinta-feira às redações, a autoridade revelou que a apreensão ocorreu através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), após uma "denúncia a dar conta que numa área florestal se encontravam instalados meios de caça proibidos, nomeadamente, armadilhas não seletivas, vulgarmente denominadas como laços para a captura de animais".
Os militares descolocaram-se ao local, no concelho de Felgueiras, e localizaram-se as armadilhas. Posteriormente, foi realizada uma busca num anexo, onde foi possível "apreender duas aves de espécies cinegéticas" que se encontravam em cativeiro: um gaio ('Garrulus glandarius') e um melro ('Turdus merula').
Um homem com 76 anos foi identificado e os factos criminais foram remetidos ao Tribunal Judicial de Felgueiras, enquanto os processos contraordenacionais foram enviados ao Instituto de Conservação da natureza e das Florestas (ICNF).
Na nota, a GNR lembrou que a "preservação da fauna e da flora tem um inegável contributo na valorização dos nossos territórios pelo que é uma responsabilidade coletiva a sua conservação e preservação, bem como é dever de todo o cidadão detentor de animais de companhia promover o seu bem-estar".
Leia Também: Homem detido por maus-tratos e posse de armas em Cinfães