A Marinha Portuguesa coordenou, no fim de semana, dois resgates médicos de passageiros estrangeiros ao largo da ilha de São Miguel, nos Açores.
O primeiro resgate começou no sábado após o pedido de ajuda do veleiro 'Grain de Sail', de bandeira francesa, ao Joint Rescue Coordenation Center Halifax, no Canadá, devido a um passageiro francês de 48 anos.
A embarcação estava na área de Busca e Salvamento Marítimo do Canadá e a 639 milhas náuticas (1183 quilómetros) da ilha de São Miguel. As autoridades canadianas entraram em contacto com a Marinha Portuguesa, a quem pediram auxílio, já que o veleiro "estava mais perto da ilha dos Açores", conforme referiu a Marinha em comunicado.
No domingo, a Marinha efetuou um novo resgate de um passageiro de 63 anos, de nacionalidade norte-americana, que estava a bordo do navio de passageiros 'Scarlet Lady'. A embarcação, com bandeira das Bahamas encontrava-se a cerca de 310 milhas náuticas (574 quilómetros) a sul da Ilha de São Miguel.
O homem estava com sinais de paragem cardiorrespiratória e necessitava de "cuidados médicos hospitalares imediatos", referiu a Marinha.
Para os dois resgates, que só terminaram esta segunda-feira, foram empenhados o NRP António Enes e o helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa.
Os dois pacientes foram levados para o aeroporto de Ponta Delgada e transportados, posteriormente, para o hospital.
Leia Também: Militar português embarca em navio colombiano para partilhar experiências