O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou o seu “profundo agradecimento” à Guarda Nacional Republicana (GNR), que considerou ser “uma pedra angular no Sistema de Segurança Interna”, a propósito do 113.º aniversário, assinalado esta sexta-feira.
“Por ocasião da comemoração do 113.º aniversário da GNR, o Presidente da República rende a sua homenagem à trajetória ímpar desta Instituição ao serviço de Portugal, reconhecendo, de igual modo, a contribuição ativa da GNR para a preservação dos valores democráticos”, indicou, numa publicação divulgada na página da Presidência da República.
O chefe de Estado salientou ainda que, “desde a sua fundação, a GNR tem-se afirmado como uma pedra angular no Sistema de Segurança Interna, adaptando-se, de forma contínua, às exigências de uma sociedade em permanente mutação”, ainda que se tenha mantido “fiel aos princípios da probidade, do rigor e do profissionalismo”, conseguindo, assim, alcançar “o equilíbrio entre tradição e modernidade, características que a tornam merecedora da confiança e respeito dos cidadãos a quem serve, em Portugal e além-fronteiras”.
“O espírito de missão que cada militar da GNR transporta é a força motriz que define a Guarda. E é aos militares e civis da GNR a quem o Presidente da República se dirige, para expressar o seu profundo agradecimento pelo compromisso que transcende o dever e que se manifesta na dedicação diária à segurança de Portugal e dos portugueses”, complementou.
Saliente-se que, no âmbito deste marco, a GNR realizará uma cerimónia militar na Praça do Império, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, conforme divulgado na rede social Facebook.
Leia Também: Forças de segurança "injustiçadas" e "abananadas". MAI está "impreparada"